sexta-feira, 19 de junho de 2009

RESPIRAÇÃO COSTODIAFRAGMATICA


É isso aí PESSOAL,Vamos respirar seguindo esses passos.


1) Focalize no abdome inferior a região três dedos abaixo do umbigo, colocando o dedo indicador atravessado sobre o umbigo. Os três dedos abaixo, entre abertos, mostram a região onde trabalharemos. É ai que vamos trabalhar o fortalecimento da musculatura abdominal inferior.


2) Imagine que você está com uma “baita diarréia” e não há banheiro por perto. Com isso haverá fechamento retal. O QUE É FUNDAMENTAL, para a focalização da região cita e conseqüente apoio diafragmático correto.
- Contraia e dilate o diafragma, num exercício de vai e vem do mesmo. Não precisa inspirar ou expiar ar. Trabalhe apenas a movimentação do abdome inferior. Pelo menos 10 vezes. Se fizer corretamente, focalizando três dedos abaixo do umbigo irá sentir uma “dorzinha”, como se estivesse fazendo exercício de abdominal, numa academia.





3) O que acontece com o diafragma, fazendo esse movimento?
a. Simples... Quando dilatamos o abdome, o diafragma abaixa, empurrando os órgãos do aparelho gástrico. Isso ocorre devido os terminais nervosos, do abdome enviarem uma informação ao cérebro, para que esse mande o diafragma se abaixar. (movimento característico para entrada de ar nos pulmões). Esse abaixamento do diafragma cria um espaço entre ele e os lobos inferiores dos pulmões para que esses se inflem até encostar no referido músculo novamente, agora mais abaixo de sua posição de repouso. Se não houver abaixamento do diafragma, não se tem ar nos lobos inferiores por completo. Consequentemente, freses mais curtas são uma constante e dificuldade de manter a entoação nas frases longas também. Além de falta de potencia, haverá desafinação e falta de brilho no som.
b. Quando contraímos o abdome, ocorre o contrário. O diafragma se levanta, devido estímulo dos terminais nervosos do abdome inferior que enviam mensagem ao cérebro e esse ao diafragma (movimento característico para a expulsão do ar). Desta forma o diafragma trabalha servindo de apoio para os lobos inferiores. Assim, o ar que sai do pulmão está sempre sendo comprimido, para que não haja “rebote” de ar para dentro do mesmo, o que ocasiona a voz “xoxa”, ou seja, sem potência e brilho. Além de falta de afinação.








4) Por que RESPIRAÇÃO COSTO DIAFRAGMÁTICA?a. É por causa de que além do trabalho do diafragma, há ainda na parte anterior (costas) duas costelas posteriores (últimas), chamadas de “Costelas Flutuantes”, que se levantam quando o diafragma desce, para ajudarem no processo de inflar os lobos inferiores.b. Sentado numa cadeira, flexionando o tórax para frente, com o tronco reto, coloca-se os cotovelos no joelho para se chegar à posição ideal para sentir o movimento das “costelas flutuantes”. Coloca-se as duas mãos na parte inferior das costas, perto da pelves (bacia). Com todos os movimentos e posturas ensinados acima, inspira-se focalizando o abdome inferior, três dedos abaixo do umbigo. Sente-se então o movimento da parte inferior das costas que se dilatam também. Esse é o trabalho das costelas flutuantes.


5) O PROCESSO DE RESPIRAÇÃO COSTODIAFRAGMATICA É FUNDAMENTAL PARA SE CANTAR BEM. Pois o apoio do ar fica sobre o diafragma, que trabalha abaixando e levantando, sempre com os lobos inferiores dos pulmões encostados nele. O que mantém os pulmões pressionados, comprimindo o ar. Assim o esforço concentra-se no abdome e não na garganta, o que se acontecer irá prejudicar radicalmente todas as características do som produzido na laringe pelo atrito do ar com as pregas vocais.a. Desta forma, inspira-se, enchendo de ar os pulmões, focalizando o abdome inferior, ou seja, tem-se a sensação de que o ar vai para baixo, nessa região abaixo do umbigo. Sabemos que o ar está dentro dos pulmões, que estão acima do diafragma, mas a sensação é de que o ar vai para baixo. Isso é porque o diafragma empurra os órgãos gástricos para baixo, causando a saliência do abdome inferior. Quando os pulmões estão cheios de ar, contrai-se o abdome, sem soltar ar. Isso faz com que o diafragma suba e encontre os lobos inferiores cheios. ESSE É O APOIO IDEAL.b. Da mesma forma, para soltar o ar, mantém-se o abdome contraído à medida que cantamos. Quanto mais ar soltamos no processo do canto, mais contraímos o abdome. Isso mantém o pulmão pressionado pelo diafragma.
NA PRÓXIMA PASSAREI ALGUNS EXERCÍCIOS QUE AUXILIARAM VOCÊ A MECANIZAR O PROCESSO DA RESPIRAÇÃO COSTO DIAFRAGMÁTICA.
QUALQUER DÚVIDA PODE POSTAR UMA PERGUNTA AQUI.
AOS ALUNOS ME PROCUREM NA AULA, OU POSTEM NO FORUM DA COMINIDADE ALUNOS DE CANTO DO PR. EDISON
BEIJO E ABRAÇO.
PR. EDISON LIMA

6 comentários:

  1. Muito bom....tinha algumas duvidas de como funciona isso!!!!

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  2. pode nos seguir por aqui:

    http://www.facebook.com/groups/371792539557694/

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  3. podia fazer um video de tudo que está escrito. Não sei se estou fazendo certo.

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  4. Que bom alquém ensinou corretamente nem aula paga aprendi isso!
    Deus te abençoe

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  5. Se eu respirar direcionando o ar para o estômago , abrindo as costelas , tambem está certo?

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